Você só consegue acordar depois de uma boa xícara de café? A cafeína possui propriedades energizantes que ajudam a acordar e ter mais energia para o dia a dia. Mas não é só a cafeína que tem essa função, veja abaixo outros 6 alimentos que despertam que vão te ajudar a sair da cama com mais disposição.
Alimentos que despertam na hora – inclua-os em seu café da manhã
1- Água
A água é essencial para despertar, quando o corpo está desidratado ele não funciona corretamente, e quando dormimos ficamos muitas horas sem beber água portanto é muito importante tomar um grande copo de água ao acordarmos. É preferível tomar a água gelada, pois ela ajuda a acordar ao acelerar o metabolismo já que ele precisa aquecê-la até a temperatura corporal.
2- Hortelã
Um bom chá de hortelã pode ajudar a despertar. Segundo estudos, a hortelã ajuda a diminuir a fadiga e aumentar a vigilância, sendo ideal para tomar no café da manhã ou para acrescentar na salada ao almoço.
3- Ovo
Quem já foi um vilão da alimentação saudável, hoje é muito recomendado por médicos e nutricionistas. Um bom ovo no café da manhã ajuda a dar energia e disposição para o dia.
4- Sementes de chia
As sementes de chia devem ter espaço na sua despensa e no seu café da manhã. Ela é um dos alimentos que despertam, que ajudam a afastar a preguiça e que deixam o corpo mais alerta. Ela é super versátil, você pode incluí-la no preparo da tapioca, do pão, ser adicionada à geleia e no iogurte. Além ajudar a despertar, ela ainda acelera a digestão, é rica em ômega 3 e promove o funcionamento acelerado do organismo.
5- Aveia
A aveia é um super alimento, e junto com os demais citados acima, é um dos alimentos que despertam e garantem saciedade por muito tempo. A aveia possui baixo índice glicêmico, e ajudam a absorção rápida de carboidrato pelo corpo – o que ajuda a emagrecer. No café da manhã, você pode adicioná-la a frutas, iogurtes ou fazer um mingau de aveia.
6- Folhas orgânicas
As folhas cultivadas de modo natural e sem qualquer tipo de insumo químico são ricas em vitaminas do complexo B, essenciais para que o nosso organismo consiga converter os alimentos que consumimos em energia.