Em tempos de incerteza por conta da pandemia do covid-19, é essencial que se mantenha o distanciamento social e que também se pense em como será o comércio após a pandemia passar. Mas os países não irão se recuperar da mesma forma. Confira os 5 países com a economia mais resiliente e conheça o cenário de cada um deles!
5 Países que podem se recuperar mais rapidamente
O índice de resiliência global de 2019 permite que se analise quais economias já eram bem consolidadas antes da propagação do novo coronavírus. Assim, pode-se deduzir quais são os países que se recuperarão melhor desse baque. Isso porque será necessário um grande esforço para lidar com as sequelas econômicas que vieram da pandemia. Veja quais são esses países:
Veja também: enfermeira que participou da campanha “Fique em Casa” morre por coronavírus
1. Noruega
No topo do ranking, encontra-se a Noruega, com 100 pontos. Um país que adota o modelo de bem-estar social e que o equilibra com seus interesses econômicos. É um país que é forte nos setores de petróleo, energia hidrelétricas, minerais e comércio de peixes. Apesar do seu inverno rigoroso, tem uma excelente estrutura em saúde e pode lidar muito bem com a recuperação após o coronavírus.
2. Dinamarca
A Dinamarca ficou com a segunda posição e 97,2 pontos. Possui um excelente ambiente para controle do coronavírus, tendo adotado o isolamento social com eficácia. Além disso, possui baixos índices de corrupção e um cenário econômico estável. E é exatamente essa estabilidade e baixa desigualdade social que irá impulsionar o retorno à normalidade.
3. Suíça
Conhecida como o “banco do mundo”, a Suíça é o terceiro país mais resiliente, com 97 pontos. Ela é o intermediário de transações comerciais envolvendo os mais diversos países. É um país com baixos níveis de desigualdade social e um PIB alto, tendo um cenário propenso para maior recuperação após o coronavírus. Além da grande circulação de capital, também suas relações econômicas entre as partes envolvidas é justa e eficaz.
4. Alemanha
A economia alemã é a quarta economia mais importante do mundo, atrás dos Estados Unidos, China e Japão. É também a quarta mais resiliente, com 96,6 pontos. Ela possui forte segurança social e adotou medidas eficazes de distanciamento a tempo de impedir uma crise mais grave. Unindo os fatores antecipação dos cuidados com sua robusta estrutura econômica, a Alemanha pode se recuperar mais rapidamente.
5. Finlândia
A Finlândia ficou em 5° na lista de países resilientes, com 94,3 pontos. É muito forte no setor industrial, tendo uma renda per capita maior que a de poderosos países, como Alemanha e Itália. Um exemplo disso é a Nokia, difundida em todo o mundo e uma das líderes no setor de tecnologia. Além disso, é um exemplo em educação, fundamental para que qualquer país possa prosperar ou se recuperar devidamente.
E o Brasil?
O Brasil se encontra em 60º lugar, com uma pontuação de 47.1. Para você ter uma ideia, a pontuação da Noruega foi de 100, enquanto do Haiti foi de 0, sendo o último da lista. A Venezuela é o penúltimo, com uma pontuação de 1,4. Não é tão ruim, mas tem muito o que melhorar. O que cada um pode fazer é manter o distanciamento social, ajudando a minimizar o impacto da pandemia e ajudar na recuperação.