Menu

5 Mitos de sobrevivência que você não deve seguir

Quando vemos um filme com pessoas perdidas na mata, nem tudo o que elas fazem para sobreviver faz sentido. Já pensou sobre isso?

Imagem: Reprodução

Publicidade

Existem muitos mitos quando se trata de sobrevivência na natureza. As pessoas parecem supor que há coisas que devem fazer, mesmo quando não faz sentido.

Existem dicas reais de sobrevivência que devem ser seguidas, em vez de alguns dos piores mitos de sobrevivência por aí.

Veja, agora, alguns dos mais comum mitos de sobrevivência para evitar fazê-los em uma situação drástica, caso você se perca em um lugar sem pessoas para lhe ajudar.

Veja também: Cantor sertanejo ficou 24 dias perdido na mata depois de acidente aéreo

Publicidade

1. Você deve racionar comida e água para sobrevivência

Muitas pessoas acreditam que é melhor racionar comida e água em uma situação de sobrevivência. Embora seja verdade que você deve racionar as coisas da maneira mais uniforme possível se estiver em um grupo, isso é um completo absurdo na sobrevivência solo.

Esse é um dos piores mitos de sobrevivência. Psicologicamente, se você tiver comida e água por vários dias, sentirá (em um nível mental) que terá uma chance maior de sobrevivência. No entanto, não há realmente nenhuma evidência disso.

Em uma situação de sobrevivência, a maioria das pessoas não sobrevive se não for encontrada ou chegar à civilização após os primeiros 3 dias. Além disso, a falta de comida e água geralmente faz com que as pessoas façam más escolhas.

Em períodos de sobrevivência, as primeiras escolhas que fazemos serão as mais importantes. Portanto, precisamos nos hidratar e potencialmente comer o máximo que pudermos.

Publicidade

2. Acenda uma fogueira dentro de uma caverna

Para ser justo, pode-se facilmente ver como isso faz sentido. Afinal, você está em um belo abrigo usando uma caverna. Acender o fogo também é útil porque você precisa dele para se aquecer, cozinhar e até mesmo se proteger dos animais. Naturalmente, combinar tudo é apenas sensato, certo? ERRADO!

Embora você possa facilmente fazer uma fogueira perto da abertura de uma caverna ou do lado de fora dela, fazer uma dentro de uma caverna apresentaria vários problemas. Primeiro, você deve estar ciente de que as cavernas são basicamente rochas enormes. O calor nessas grandes rochas faz com que elas superaqueçam e se expandam. Isso, por sua vez, faz com que elas se soltem.

Isso significa que alguém pode estar em uma caverna e as rochas acima deles podem começar a cair. Começando assim um desmoronamento, o que seria terrível para a sobrevivência.

Publicidade

3. Você pode comer tudo o que outros animais comem

A maioria dos alimentos é bastante universal. Na verdade, até fazemos comida de cachorro comestível para humanos também. Isso ocorre por vários motivos, mas as coisas que geralmente comemos passam por um processo antes mesmo de chegar até nós. Então fazemos coisas como esfriá-lo para mantê-lo fresco e depois cozinhá-lo antes de comê-lo.

Na natureza, os animais não estão fazendo esse tipo de coisa. Eles estão matando outros animais ou comendo plantas específicas para sobreviver. Algumas das coisas que eles comem podem realmente matar humanos ou nos deixar muito doentes. Pode ser que um animal que outro animal coma possa ser algo que nós, como humanos, não podemos digerir.

4. Use menos roupas em clima quente

Muitas pessoas gostam de usar menos roupas quando está muito quente lá fora. Faz sentido, pois a roupa só vai te deixar mais quente, certo? Bem, isso é um pouco verdade. No entanto, você não precisa procurar além de lugares como o Oriente Médio para ver como as roupas realmente esfriam seu corpo.

Publicidade

Sempre que você sair durante os períodos de calor, seu corpo começará a suar como resposta a isso. O que é isso deixando seu corpo? Água, claro! Isso significa que você está potencialmente perdendo a água necessária do seu corpo, pois é atingida pelo sol apenas para evaporar.

Isso significa que você precisará de ainda mais água para sobreviver. Isso pode acelerar o processo de coisas como desidratação. Algo assim normalmente leva de 2 a três dias inteiros. No entanto, em um clima mais quente, você pode ter problemas após o primeiro dia sem água.

Isso tudo é consertado com roupas e ajuda você de várias maneiras. Quando você usa algo como mangas compridas sobre os braços, não apenas o risco de queimaduras solares diminui, mas qualquer suor que venha disso será absorvido pela roupa.

Publicidade

5. Para sobrevivência, beba urina

Talvez a parte mais controversa de toda essa lista de mitos de sobrevivência. Beber sua urina é sempre uma boa ideia? A resposta rápida é não, especialmente se houver outras opções disponíveis para você. Como um dos piores mitos de sobrevivência se tornou um conceito tão popular? Bem, tudo começou devido aos militares.

Em muitos cenários de sobrevivência militar, existem inúmeras opções. Eles geralmente sempre estarão equipados com as melhores coisas para sobreviver. No entanto, se houvesse um prazo em que todas as fontes de água tivessem desaparecido, eles aconselhavam o uso de urina como substituto apenas como último recurso.

No entanto, eles também disseram que essa era uma boa opção para pessoas que precisavam de um impulso extra de hidratação, se soubessem que seriam salvas em um ou dois dias. Como os problemas causados ​​​​pela ingestão de urina não acontecem imediatamente, a água pode fornecer um impulso. Você pode então lidar com os efeitos posteriores mais tarde.

Publicidade

O problema é que nem toda a urina será segura para beber, mesmo para isso. Na melhor das hipóteses, você obtém 90% de água e 10% de resíduos na urina. Normalmente, quanto mais clara a urina, mais água você terá. No entanto, quanto mais escura for a sua urina, mais resíduos estarão presentes.

Compartilhado de Relatively Interesting

Sair da versão mobile