Menu

5 Melhores cortes de boi para churrasco e como fazer

O churrasco é democrático, podendo ser mais barato ou mais caro, sempre delicioso!

Foto: Freepik

Publicidade

O churrasco faz parte da cultura brasileira, mas, tem aqueles que preparam e os só chegam para comer. Se você fazia parte dos convidados que só comem, e agora pretende se tornar um churrasqueiro de respeito, chegou a hora de conhecer os melhores cortes de boi para churrasco e como fazer cada um deles para que fique uma carne suculenta e muito saborosa.

Os cortes de carne de boi nem sempre servem para fazer churrasco na brasa, já que é importante valorizar os cortes com capas de gordura, por exemplo, que ajudam a deixar a carne com mais sabor e mais suculenta, sabia disso?

Claro, os melhores cortes de boi para churrasco são aqueles que vão custar um pouco mais caro, aí você decide se vai ficar no simples, só linguicinha, coração e alguma carne principal, ou se vai para o corte nobre da picanha. Se decidir investir mais, precisa saber preparar a carne para valer o investimento. Veja quais são os cortes que vão fazer sucesso no seu churras!

Veja também: Farofa para churrasco: 3 Receitas para sair do básico

Publicidade

Melhores cortes de boi para churrasco

O churrasco de carne brasileiro, aquele que ninguém resiste e é completo, pode ter fraldinha, contrafilé, alcatra, costela, picanha como principais.

Quem faz costela, muitas vezes faz apenas ela como carne principal, já que é um corte grande e que leva mais tempo, ideal para aquele almoço de domingo. Mas é claro que fica a seu critério.

Vamos ver agora qual é a localização dos cortes de carne no boi, que é bem importante saber para escolher no açougue só de olhar para a peça.

Veja na imagem abaixo que os cortes de carne recomendados para churrasco ficam na parte de trás do boi, no final das costas e na lateral.

Publicidade
Imagem: Reprodução

Veja também: Como temperar carne para churrasco + 5 temperos diferentes para realçar o sabor

Modo de preparo dos cortes de boi para churrasco

Então, agora você já sabe como escolher, se quiser um corte nobre e uma carne suculenta para o seu churrasco. Fique atento, a seguir, às melhores formas de preparo desses cortes para que eles possam oferecer sua melhor textura e sabor.

1. Picanha

Imagem: Reprodução

Já vamos logo começar pelo corte nobre da picanha, uma carne saborosa que ninguém resiste e todo mundo fica esperando.

Publicidade

O corte da picanha é meio oval e triangular, e precisa ser uma capa de gordura generosa, mesmo que você não possa comê-la depois de assada.

A capa de gordura é que vai dar o sabor inconfundível da picanha, e também vai deixar a carne mais suculenta. Nunca remova essa gordura antes de assar a carne!

Você pode preparar a picanha inteira, no espeto ou em bifes na grelha, temperando só com sal ou com os temperos da sua preferência, mas, só com sal grosso já fica ótimo.

Publicidade

Mas, também tem uma receita maravilhosa com manteiga e alho. Para fazer, comece cortando a picanha em 4 partes, contra as fibras. Coloque no espeto.

Em um recipiente separado, faça o tempero com manteiga amolecida, alho picado e sal de parrilha (um sal muito usado em churrascos).

Passe essa pasta de alho por toda a carne e leve para a brasa, em fogo alto, deixando a uns 40 centímetros longe do fogo.

Publicidade

Quando ela estiver dourada, retire do fogo, corte só a parte dourada, depois volte a temperar e levar ao fogo. Vá fazendo assim até servir tudo.

Veja mais detalhes: Como fazer churrasco de picanha passo a passo

2. Costela

Imagem: Reprodução

A costela é um corte maior, com ossos, e que precisa do tempo adequado na brasa para fica bem macia e suculenta, que é o ponto tradicional.

Publicidade

Essa é uma carne com fibras bem longas, por isso demora mais para amaciar e é recomendado embrulhá-la em papel-alumínio para garantir o cozimento adequado de toda a carne.

Muita gente gosta de fazer a famosa costela fogo de chão, com o corte inteiro e bem grande colocado no espeto e fincado no chão de terra, onde foi feita uma fogueira.

Quanto maior a peça, mais horas ela vai levar para assar, então, se o seu churrasco não for durar o dia inteiro, é melhor escolher uma peça menor e fazer na churrasqueira, usando a mesma dica do espeto e do papel-alumínio.

Publicidade

Para isso, primeiro tempere a costela com sal grosso. Depois coloque a carne sobre o papel-alumínio, coloque junto meia xícara de água e feche.

Coloque a carne no espeto e deixe em fogo brando por 3 horas. Depois tire da churrasqueira, remova o papel e leve de volta para a churrasqueira por meia hora, mais ou menos.

Veja mais detalhes: Costela assada no saco de pão: vantagens e como fazer

Publicidade

3. Alcatra

Imagem: Reprodução

Esse é um corte mais acessível para quem pretende preparar um churrasco delicioso sem gastar uma fortuna.

As fibras da alcatra são mais curtas, por isso, ela fica pronta em menos tempo. É aquela carne que vai mantendo o churrasco junto com a linguicinha e o coração.

Você pode preparar a alcatra no espeto ou em bifes um pouco mais grossos na grelha, e pode fazer desde um tempero simples com sal e pimenta até deixá-la marinando em um tempero mais elaborado, com cebola, alho e afins.

Publicidade

Justamente por ser um corte de carne que fica pronto mais rápido, é importante cortar os bifes mais grossos para evitar que fique ressecado.

Corte a carne em 3 partes, coloque em um espeto duplo, tempere com sal e leve ao fogo brando. Quando dourar, bata para tirar o excesso de sal, tire da churrasqueira e fatie a parte dourada.

Com o restante, vá repetindo o processo de salga e fogo brando, servindo sempre que for ficando dourada.

Publicidade

Veja também: Sobremesa para churrasco: receitas leves, cremosas e geladinhas

4. Contrafilé

Imagem: Reprodução

O corte de contrafilé também é muito famoso e apreciado, considerado entre os melhores cortes de boi para churrasco.

É um corte mais longo entre todos os mencionados aqui, localizado na traseira do animal e é um corte nobre que precisa caprichar para ficar perfeito.

Publicidade

Você pode preparar o contrafilé na grelha da churrasqueira com tempero simples ou italiano, e o resultado é uma carne muito macia e saborosa, e o ponto ideal é mais para o mal passado.

A dica é deixar o bife do contrafilé com uns dois dedos de espessura e, se for iniciante, faça na grelha que é mais fácil do que no espeto.

Deixe cerca de 20 a 25 centímetros de distância entre a grelha e a brasa, e comece deixando uns 3 minutos de cada lado para selar. Depois, mais uns 15 minutos de cada lado e pronto.

Publicidade

Veja também: Acompanhamento para churrasco: 10 receitas deliciosas

5. Fraldinha

Imagem: Reprodução

Essa é mais uma boa opção de cortes de boi para churrasco econômico, que você pode preparar gastando menos sem abrir mão do sabor e da maciez.

A fraldinha fica na lateral do abdômen do boi, é considerada uma carne mais magra, com menos gordura, por isso, precisa tomar cuidado para não ficar ressecada.

É o mesmo corte de carne conhecimento como vazio ou bife vazio. Suas fibras finas fazem com que seja uma carne bem fácil de preparar e pode ficar bem suculenta, mesmo com pouca gordura.

Publicidade

Você pode prepará-la no espeto, com tempero simples ou mais elaborado. Mas, atenção ao preparo: como este é um corte com pouco marmoreio, não pode deixar passar do ponto.

Prepare a fraldinha em brasa forte e compacte ao máximo a peça no espeto para deixar a carne bem junta e, assim, mais suculenta.

Veja também: Tipos de churrasco: brasileiro, argentino ou estadunidense?

Sair da versão mobile