Se você teve a sorte de aprender truques de limpeza doméstica com sua avó, provavelmente vai conhecer algumas dessas dicas. Caso não tenha aprendido, vai ter a oportunidade de conhecer truques de limpeza simples e práticas agora.
1. Limpador de vidros caseiro
Quando não tiver o limpa-vidros do mercado em casa, faça como sua avó fazia: prepare sua própria receita.
Ingredientes
- Água: 1 xícara e meia;
- Vinagre: 1 colher e meia de sopa;
- Álcool: 1 colher e meia de sopa;
- Essência de hortelã: 3 gotas.
É só misturar todos os ingredientes em um borrifador e aplicar nos vidros e espelhos, usando um pano seco para limpar e lustrar.
2. Bórax na limpeza geral
Você usa bórax pra limpar sua casa? É possível que sua avó tivesse um pote desse produto no armário de produtos de limpeza para usar nos azulejos, pias, vaso sanitário e afins. É um ótimo desinfetante, fungicida e removedor de mancha dos tecidos. Cuidado ao usar, pois é um químico perigoso se for inalado ou ingerido.
3. Esponjas cortadas ao meio
Essa é uma dica que toda pessoa econômica gosta. Muitas avós, com tanto filhos pra alimentar, tinham que economizar em tudo o que fosse possível, inclusive fazendo uma esponja de louça virar duas, cortando-a ao meio.
4. Fronha pra limpar o ventilador de teto
Claro que não é pra usar uma fronha novinha, branquinha. Mas aquela fronha que já tem até uns furos pode ser usada pra limpar o ventilador de teto com mais facilidade. As avós faziam isso porque, ao “vestir” a fronha na hélice, dá pra limpar na parte de cima e de baixo ao mesmo tempo. Além disso, a sujeira fica toda dentro da fronha, sem sujar o ambiente.
5. Pratas brilhando com pasta de dente
Se a sua avó tinha um conjunto de louças de prata ou joias de prata, certamente ela tinha algum truque caseiro pra limpar prata e deixar brilhando. Um dos truques mais usados, que ainda faz sucesso, é lustrar as peças com pasta de dente branca.
Veja também: Truques da vovó pra chamar o sono