Milhares de brasileiros usam dentadura para restabelecer a mastigação e a estética do rosto após a remoção dos dentes naturais. Mas, não é porque a dentadura é uma prótese removível que não precisa escová-la nem tem outros cuidados de higiene no dia a dia. Veja quais são os principais cuidados que precisa ter com a dentadura para que ela tenha uma longa vida útil.
1. Cuidado ao manusear a prótese
Sempre que for retirar a prótese, tenha um copo com água ou uma toalha limpa para apoiá-la. Além da questão da higiene, esse é um cuidado para evitar que a prótese se quebre, pois pode não parecer, mas ela é delicada. Lembre-se, também, que a água do copo deve ser trocada toda vez que for colocar a dentadura na água.
2. Escove a prótese
A dentadura deve ser escovada da mesma forma que você escovaria os seus dentes naturais, ou seja, depois das refeições principais, duas ou três vezes ao dia. Remova a prótese da boca e escove-a usando sua escova de dentes e um pouquinho de pasta de dente ou de sabão neutro. Não use pasta em excesso nem produtos abrasivos, pois podem riscar a resina da prótese e remover seu polimento protetor.
3. Escove a boca
Tenha uma outra escova de cerdas macias para escovas as gengivas, a língua e a parte interna das bochechas todos os dias antes de colocar a prótese na boca.
4. Não deixe a prótese secar
A dentadura deve ser mantida hidratada para evitar que o material resseque. Então, enquanto não estiver usando a prótese, ela deve ficar em uma solução de limpeza própria para próteses ou em um copo com água pura. Não pode ser água quente, pois existe o risco de deformar a prótese.
5. Desinfete a prótese quando achar necessário
Além da escovação diária, você pode fazer uma limpeza mais pesada na dentadura de vez em quando. Para isso, quando for tirar a dentadura para dormir, coloque-a no copo com uma solução de 5 ml (1 colher de sopa) de hipoclorito de sódio com concentração de 2 a 3% em um copo (300 ml) de água. Pela manhã, escove a prótese antes de colocá-la na boca. Essa dica serve só para próteses que não tenham qualquer peça metálica na estrutura.