Imagine fazer uma bariátrica pensando em recuperar a saúde e ser desenganada depois? Foi o que aconteceu com essa jovem, que passou a se alimentar por equipamentos e perdeu os movimentos da perna. Porém, um médico conseguiu descobrir a solução para o caso dela. Acompanhe!
Ela recuperou os movimentos 5 anos após a bariátrica
Raquel Guimarães tem uma história igual a poucas, para alguém tão jovem. Aos 20 anos de idade, para poder ficar mais saudável e usar a roupa que quisesse, ela decidiu fazer uma bariátrica. Tudo parecia ir bem, com apenas algumas dificuldades depois da cirurgia. Foram 70 kg perdidos em apenas dois anos, porém isso não parou de diminuir.
Ela chegou a um ponto em sua vida em que o peso era igual ao de uma criança pequena: ela pesava apenas 40 quilos. Seu corpo já não respondia, ela não conseguia se alimentar e o pior, os médicos já não tinham esperanças de que ela melhoraria. Vivendo à base de aparelhos e transfusões de sangue, ela não desistiu da vida.
Isso fez com que ela sofresse não somente de anemia profunda, mas também de deficiência de vitamina B1 e B12. Foi por isso que ela perdeu os movimentos e sensibilidade nas pernas, além de passar a ter problemas de confusão mental. Mas nem tudo estava perdido, pois ela tinha ao seu lado um profissional determinado a resolver o problema.
Foi então que seu último médico, contrariando a orientação dos seus colegas, conseguiu descobrir o que estava fazendo com que ela não comesse mais. Seu estômago tinha uma cicatriz necrosada no local da cirurgia. Isso fazia com que a comida não passasse mais, pois a passagem estava fechada pelo queloide.
Evolução
Assim que descobriu a causa do problema, ela pôde ser encaminhada para uma cirurgia que iria expandir um pouco o estômago, permitindo a passagem dos alimentos. Dessa forma, ela começou a se alimentar sozinha e a beber água, voltando a ganhar peso e, principalmente, saúde. Foi quando ela começou a sentir as pernas novamente.
Raquel pensou que nunca mais andaria, mas aquela sensação fez com que tivesse esperanças novamente. No início, ela ficava simplesmente exausta a cada seção de fisioterapia, mas não desistiu. Passou a treinar forte em casa, seja com a fisioterapeuta, na piscina ou com a ajuda da família.
Como resultado, ela conseguiu finalmente ganhar peso, recuperar os movimentos e fortalecer a musculatura que tinha atrofiado. Então, depois de cinco anos que ela tinha feito a cirurgia bariátrica, Raquel pôde novamente voltar a andar.
Primeiros passos
De acordo com a jovem, esse foi o momento mais feliz da vida dela. A primeira vez em que ela conseguiu ficar em pé sozinha e abraçar a mãe está na memória das duas. Elas não queriam se soltar e que aquele momento fosse eternizado. A partir de então, foi um passo após o outro, para chegar a um ponto onde ela conseguiu novamente voltar a andar.
E ela vem documentando toda a sua evolução, não somente no Instagram, mas também em um livro repleto de memórias, chamado “Caminhando nas Estrelas”. Ela está comemorando cada evolução. Em suas palavras, somente alegria!