Menu

4 crianças sobreviveram 40 dias na mata após queda de avião

Estes 4 irmãos vão ter uma história incrível para contar por toda a vida.

Fotos: Reprodução

Publicidade

No início do mês de junho, as mídias de várias partes do mundo noticiaram que 4 crianças sobreviveram 40 dias na mata amazônica após a queda de um avião na Colômbia. O caso é realmente impressionante.

Algumas semanas antes de as crianças serem encontradas vivas, o caso já era notícia, mostrando as buscas pelos 4 irmãos indígenas, de 13, 9, 4 anos, mais um bebê de 11 meses, e o apelo do pai e da avó, que estavam esperançosos, apesar da perda da mãe das crianças no mesmo acidente.

A família estava a bordo de um avião Cesna com 6 lugares. A mãe e as quatro crianças sobreviveram à queda, mas a mãe estava presa aos destroços do avião. Ela orientou os filhos, principalmente a mais velha, de 13 anos, a se cuidarem até serem encontrados. Depois de 4 dias, ela não resistiu ais ferimentos e faleceu.

Veja também: Casal resgata homem que ficou duas semanas perdido na mata

Publicidade

Então, a irmã mais velha fez tudo o que sabia, com a ajuda do irmão de 9, para manter os dois mais novos seguros pelo tempo que fosse necessário. Como as crianças fazem parte de uma comunidade indígena, elas já tinham conhecimento para conseguirem sobreviver na mata, e isso ajudou muito.

Quando as buscas começaram, eles já estavam há 14 dias no meio da selva amazônica, 10 desses dias, sozinhos, buscando comida e abrigo e tentando encontrar ajuda, já que o resgate estava demorando muito.

Quando as equipes de resgate encontraram o avião, só viram os 3 adultos sem vida e vestígios de que as crianças poderiam estar vivas, como restos de frutas que haviam sido comidas a pouco tempo.

Veja também: Sobrevivente do holocausto encontra família 80 anos depois

Publicidade

A busca pelos irmãos continuou por várias semanas, usando estratégias para atrair as crianças e orientá-las ao que fazer, caso achassem os avisos deixados pelo resgate.

“Tudo está planejado para inserir (na selva) os kits de alimentação do Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar, projetado para prolongar a vida das crianças (desaparecidas) na área. Estamos usando alto-falantes na área e também lançaremos flyers (com uma mensagem para as crianças). Vamos esgotar todas as possibilidades para encontrar essas quatro crianças”, disseram as autoridades em 20 de maio de 2023.

Os panfletos tinham mensagens em espanhol e no idioma indígena: “Estamos procurando por vocês. Não se movam mais. Fiquem perto de um desfiladeiro ou riacho. Façam barulho. Façam fumaça. Nós vamos salvar vocês. Estamos perto. Sua avó Fátima e sua família estão procurando por vocês”.

Publicidade

Depois de uma busca incessante, essa história teve um final de grande alívio. As 4 crianças sobreviveram 40 dias na mata amazônica, cercadas pelo perigo, mas munidas com conhecimento e coragem para vencer essa experiência inesquecível.

Elas estavam cheias de picadas de insetos e desnutridas, mas todas juntas e vivas, com a esperança de serem encontradas. Os familiares das crianças e sua comunidade estavam confiantes no que tinha ensinado a elas sobre sobrevivência na mata.

“Esta é uma floresta virgem, densa e perigosa… e eles devem ter usado o conhecimento que adquiriram na comunidade, o conhecimento ancestral, para sobreviver”, disse John Moreno, líder indígena da vizinha Vaupes, à mídia local Cambio.

Publicidade

Assim que foram resgatadas, as crianças foram levadas ao hospital e preparadas para voltarem para a família, com muitas histórias para contar.

Veja também: Menino de 11 anos salva família de carro em chamas

Sair da versão mobile