Muitos estudos têm sido feitos nos últimos anos sobre anticoncepcional para homens. Já falamos aqui de pílulas criadas por cientistas dos Estados Unidos e até um anticoncepcional masculino brasileiro.
Mas, a notícia de hoje é melhor: uma vacina que funciona como anticoncepcional para homens e que vem validade de 10 anos. Melhor ainda: o efeito é reversível e não contém hormônios.
Essa vacina completou todos os testes finais e foi considerada melhor que a vasectomia, já que é reversível e não envolve a dor do procedimento e da recuperação. O teste, feito em 300 voluntários, apontou 97% de eficácia.
Veja também: Anticoncepcional masculino: conheça quais são os 5 métodos
Como funciona a vacina anticoncepcional para homens?
Nem todo anticoncepcional tem hormônios, e essa vacina é um deles. Mas, então, como ela funciona? É simples.
Cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia desenvolveram o contraceptivo Risug (Inibição Reversível do Esperma Sob Controle).
Ela atua no organismo masculino como um gel que danifica as caudas dos espermatozoides individuais, impedindo-os de fertilizar um óvulo.
O procedimento pode ser revertido a qualquer momento com uma injeção que mistura água e bicarbonato de sódio.
O contraceptivo usa um polímero chamado anidrido maleico de estireno, que reveste o ducto espermático.
Este produto foi originalmente usado para revestir canos em sistemas de água rurais na Índia, com o objetivo de matar bactérias.
Testes em coelhos, ratos e macacos mostraram o produto que tinha um efeito semelhante no esperma.
Depois disso, o Risug passou por vários ensaios clínicos em seres humanos na Índia e agora aguarda a aprovação das autoridades médicas do país.
O procedimento da vacina
O procedimento da vacina anticoncepcional para homens não é tão invasivo e pode ser feito em poucos minutos. Uma anestesia local é feita no escroto antes das duas aplicações.
Depois, a injeção é aplicada nos dois ductos deferentes, que são os canais que transportam os espermatozoides para que se juntem aos líquidos seminais e formem o sêmen.
O primeiro anticoncepcional masculino deve ficar pronto em até 12 meses.
Com informações de JM Online