O planeta Terra está repleto de lugares incríveis, tanto naturais quanto construídos pela humanidade. Assim como existem as 7 Maravilhas do Mundo, hoje vamos lhe mostrar 10 maravilhas alternativas para, quem sabe, um dia você viajar e conhecer.
As 7 Maravilhas do Mundo são uma famosa lista de majestosas obras artísticas e arquitetônicas erguidas durante a Antiguidade Clássica.
Mas, apesar de serem as “oficiais”, há muitas outras que merecem ser admiradas. É sobre algumas delas que vamos falar agora.
Veja também: Fotógrafo francês faz imagens impressionantes de lugares abandonados
1. Palácio Potala, Lhasa, Tibete
A primeira das Maravilhas Alternativas da nossa lista está empoleirada sobre a Montanha Vermelha, a mais de 3 mil metros de altitude. O Palácio Potala está bem no coração de Lhasa, capital do Tibete, na China.
Fundado no século VII, o local é o principal símbolo do budismo tibetano e antiga residência de Dalai Lama, antes do seu exílio na Índia, em 1959.
O complexo é composto pelos “palácios Branco e Vermelho”, além de diversos edifícios auxiliares, que são divididos e interligados.
A parte principal é o palácio Branco, que mede cerca de 320 metros e é onde está o salão cerimonial com o trono e os aposentos pessoais de Dalai Lama.
2. Mehrangarh, Jodhpur, Índia
O Forte de Mehrangarh está localizado em Jodhpur, no estado de Rajastão, Índia. Construído por Rao Jodha por volta de 1460, é um dos maiores fortes da Índia, situado a 125 metros acima da cidade e cercado por imponentes paredes grossas.
Dentro de seus limites existem vários palácios conhecidos por suas intrincadas esculturas e pátios. Uma estrada sinuosa liga-o à cidade abaixo.
Vestígios de projéteis de canhão dos exércitos de Jaipur ainda podem ser vistos no segundo portão. À esquerda do forte está o chhatri de Kirat Singh Soda, um soldado que caiu no local defendendo o forte de Mehrangarh.
3. Rock-Hewn Churches, Lalibela, Etiópia
As igrejas escavadas na rocha de Lalibela entram na lista das Maravilhas Alternativas porque constituem um Patrimônio Cultural da Humanidade situado na Etiópia, a 640km ao norte da capital, Adis Abeba, e a 1 500 metros de altitude.
Onze igrejas e um mosteiro, além de vários sepulcros e outros lugares sagrados formam uma cidade labiríntica escavada no subsolo.
Cada um destes templos foi talhado na rocha da montanha, como se fossem esculturas. O templo de São Jorge, um monólito em forma de cruz grega, é o principal.
4. Las Lajas Shrine, Ipiales, Colômbia
O Santuário de Nuestra Señora de Las Lajas é um lugar de culto, peregrinação e turismo na Colômbia, desde o século XVIII.
Está localizado no cânion do rio Guaitara no Departamento de Nariño, na Aldeia de Las Lajas, município de Ipiales, no sul da Colômbia e a 10km do Equador.
5. Tomb of Emperor Nintoku, Sakai, Japão
O Daisenryō-Kofun não poderia ficar de fora das Maravilhas Alternativas. É uma tumba imperial japonesa localizada na área de Daisen, distrito de Sakai-ku, na cidade de Sakai, Osaka. É considerada a maior sepultura conhecida do Japão.
Esta tumba é um túmulo Kofun do tipo Zenpō-kōenfun (em forma de fechadura) e de acordo com a Agência da Casa Imperial, esta tumba pertenceu ao imperador Nintoku, 16º imperador do Japão, que governou durante o século V.
6. Carcassonne, Occitanie, França
Carcassonne, cidade no alto da colina na área Languedoc, sul da França, é famosa pela sua cidadela medieval, La Cité, com várias torres e fortificações de parede dupla.
As primeiras paredes foram construídas em tempos galo-romanos, com as principais adições feitas nos séculos 13 e 14.
O Château Comtal, um castelo do século 12 dentro da Cité, oferece exposições arqueológicas e um passeio pelo interior das muralhas.
7. Great Mosque of Djenné, Mali
A Grande Mesquita de Jené é o maior edifício em adobe do mundo, e é considerada por muitos arquitetos como a maior realização do estilo Sudano-Saheliano, embora tenha muitas influências islâmicas.
Localiza-se na cidade de Jené, no Mali, a qual foi declarada como patrimônio mundial pela Unesco em 1988.
8. Metropolis of Teotihuacan, México
Teotihuacan, Teotihuacã ou Teotihuacán, foi um centro urbano da Mesoamérica pré-colombiana localizada na Bacia do México, 48 quilômetros a nordeste da atual Cidade do México.
Hoje é conhecida como o local de muitas das pirâmides mesoamericanas, arquitetonicamente mais significativas, construídas na América pré-colombiana.
Além dos edifícios piramidais, Teotihuacan também é antropologicamente significativa por seus complexos residenciais multifamiliares, pela Avenida dos Mortos e por seus vibrantes murais que foram excepcionalmente bem preservados.
9. Hagia Sophia, Istanbul, Turquia
Santa Sofia é um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla (atualmente Istambul, na Turquia).
Da data em que foi edificada, em 537, até 1453, ela serviu nesta função, com exceção do período entre 1204 e 1261, quando ela foi convertida para uma catedral católica romana durante o Patriarcado Latino de Constantinopla que se seguiu ao saque da capital imperial pela Quarta Cruzada.
O edifício foi uma mesquita entre 29 de maio de 1453 e 1931, quando foi secularizada. Ela reabriu como um museu em 1 de fevereiro de 1935.
10. Leshan Giant Buddha, Sichuan, China
Ao final da lista das Maravilhas Alternativas, mas não menos incrível, está o Grande Buda de Leshan é uma estátua de Buda situada num desfiladeiro na confluência dos rios Minjiang, Dadu e Qingyi, próximo à cidade de Leshan, no sul da província de Sujuão, na República Popular da China. Com 71 metros de altura, é uma das maiores estátuas de Buda do mundo.