Já não é segredo que nós somos o que comemos. Se queremos evitar desenvolver problemas oncológicos devemos ter em atenção o que ingerimos e de que maneira nos pode afectar, positivamente ou não.
Para além disso, e de uma alimentação regrada e variada, há alimentos cujas propriedades são conhecidas por serem anti-cancerígenas. Hoje vamos falar de alguns deles e da ação que podem ter no nosso organismo.
- Cenoura
Composta por betacaroteno, um antioxidante, a cenoura tem capacidade para atrasar o crescimento de células cancerígenas e libertar toxinas, combater o HPV e auxiliar os tratamentos químicos da leucemia.
- Vegetais crucíferos
A couve, couve-flor, brócolos contém na sua composição sulforafano e indol-3-carbinol, o que os transforma em combatentes de toxinas e células degenerativas, especialmente em canceres de estômago, boca e esófago.
- Alho
O alho pode ter um cheiro não muito agradável, mas é precisamente esse cheiro, quando ele está cru, que contém compostos de enxofre, que pode atrasar o desenvolvimento de cancro e mesmo matar células cancerígenas. A cebola pode agir do mesmo modo.
- Gengibre
O gengibre é um dos maiores anti-inflamatórios naturais, com propriedades anti-cangerígenas muito poderosas.
- Chá verde
Este tipo de chá é rico em polifenóis e catequinas, elementos resistentes às células cancerígenas. Desintoxica também o fígado, processo importante para quem necessita d esse ver livre de toxinas, como um paciente oncológico.
- Linhaça
Muito rica em óleos insaturados e fibras, a linhaça contém vários componentes, entre eles a lignina, activa na prevenção de cancros e no combate de tumores já formados.
Consuma diariamente uma ou duas colheres de sopa de sementes de linhaça trituradas no momento.
- Romã
Uma das frutas mais antioxidantes e anti-inflamatórias é a romã, muito importante na luta, por exemplo, do cancro da próstata.
- Algas
Wakame, kombu, hijiki e nori, várias algas muito típicas da cozinha tradicional japonesa, repletas de vitaminas e iodo, cruciais para a remoção de metais pesados do corpo.
- Cúrcuma (açafrão-da-terra)
É um poderoso antioxidante e anti-inflamatório.
- Sol
A vitamina D, vitamina do sol, reduz o risco de várias doenças, como o câncer de mama, de cólon, aumentando a sobrevivência de quem tem câncer no pulmão.